domingo, 20 de maio de 2012

Proposta de Ensino: Leitura Interativa

Esta proposta deve ser realizada em um laboratório de informática equipado com um computador disponível para cada dois alunos e conectado à internet. 

A ideia é simples, porém eficaz. Todos se conectam ao site http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/04/10/922587/18-livros-eca-queiros-download-gratis.html. No site estão disponíveis diversos títulos de Eça de Queirós que não necessitam de downloads para que sejam lidos. 

O professor escolhe um dos links correspondentes à obra que será utilizada para ministrar a aula e pede aos alunos que acompanhem a leitura dos trechos da obra para que possam posteriormente fazer a interpretação e compreensão de textos da literatura de Eça de Queirós.

A didática empregada é importante, pois os alunos estarão acompanhados de outro colega, a interação e a troca de informações sobre termos desconhecidos, palavras novas, conhecimentos já aprendidos anteriormente poderão ser compartilhados entre a dupla. 

A intenção é estimular a cooperação mútua entre os alunos e fazer com que eles se tornem mais participativos ao dividir a leitura simultaneamente com o professor e além disso, os manterão em contato com uma nova ferramenta de estudo. 
A proposta pretende estimular a leitura da obra de Eça de Queirós de modo estimulante, compartilhado e interativo






2 comentários:

  1. Convém ressaltar que o intuito é dividir experiências e compartilhar a interatividade. O professor é o mediador do ensino utilizando novas ferramentas como a inserção de computadores conectados à web em sala de aula. É errônea a ideia de que possa ser substituído todo o conhecimento adquirido pelo docente a ser transmitido a seus alunos. Devemos aliar novos elementos ao ensino e propiciar diversidade e variedade, não substituições.

    ResponderExcluir
  2. Meninas, olhei todos os textos e propostas do grupo. Boas escolhas e boas reflexões. Parabéns.
    Seria importante que continuassem esse blog, com mais postagens e comentários.
    bj
    Lígia

    ResponderExcluir