sábado, 12 de maio de 2012

Proposta: Conhecendo o Movimento Realista/Naturalista


"A 28 de fevereiro de 1878 a Livraria Chardon, do Porto, lançava a público mais uma obra de Eça de Queirós – O primo Basílio – romance de tese integrado nos princípios de análise científica, segundo os moldes experimentais do naturalismo.
Luisa é a personificação dos vícios da mulher portuguesa na época – a burguesinha da baixa – e, segundo o escritor brasileiro, Machado de Assis, apresenta um “caráter negativo”. Crítica essa rebatida por Eça em uma carta enviada ao brasileiro em 29 de junho de 1878.
Pressupõe-se que essa crítica tenha mostrado a Eça de Queirós, o ter “falhado” na efabulação de um romance de tese integrado nos princípios de análise científica à maneira experimental dos naturalistas; e de tal modo essa crítica tenha pesado em seu espírito que o influenciou, decisivamente, na evolução de seus processos literários, pondo de parte nas obras futuras, a concepção rígida do “romance naturalista”.
No entanto, “O primo Basílio”, em princípio “O primo João Carlos”, sendo uma falha na concepção naturalista, “é, sem dúvida, um escrínio surpreendente de maravilhas de arte”, como disse Antônio Sérgio".
Augusto Pissarra

Esse é um pequeno resumo da introdução de “O primo Basílio” em uma edição publicada pela Ediouro e lançada pela Biblioteca Folha, do grupo “Folha de S. Paulo”, em 1997.

Sabemos que no realismo há o objetivismo como negação ao subjetivismo romântico, o materialismo se opõe à metafísica e só se preocupa com o presente. As relações de causa e feito estão presentes. 

O naturalismo não independe do realismo, pois ambos observam a realidade exterior, porém nele se incorporou a visão determinista do homem, o cientificismo e personagens patológicas: adúlteras, psiquicamente desequlibradas, miseráveis, bêbadas etc.

A proposta de hoje é:
- Elencar demais características literárias do romantismo e do naturalismo e como se relacionam
- Elaborar um texto que comprove a afirmação de Augusto Pissarra.

A apresentação do texto deverá ser feita em slides em formato .ppt (power point) para que seja visualizada por todos os alunos e professor. A ideia é comparar as impressões e conclusões feitas por cada grupo (5-6 alunos). Utilizar como base para a realização deste trabalho as leituras já realizadas anteriormente de algumas das obras de Eça de Queirós e trabalho de pesquisa em livros, internet, etc. 



Pintura O fado de José Malhoa que mescla características do naturalismo e do realismo ao retratar a sociedade de classe baixa portuguesa 




Um comentário:

  1. Particularmente, tenho maior apreço ao movimento naturalista, pois muitos dos padrões de comportamento existentes da sociedade no passado ainda são refletidos no presente: mulheres adúlteras, homens boêmios e desprendidos, sociedade hipócrita e inversão de valores.

    ResponderExcluir