domingo, 20 de maio de 2012

Plano de Aula


PLANO DE AULA

ÁREA DO CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA
COMPONENTE CURRICULAR: LITERATURA PORTUGUESA
ANO LETIVO: 2012
ANO CURRICULAR: 2º ANO
SEGMENTO: ENSINO MÉDIO

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø     Buscar e saber organizar informações sobre a literatura, em contato com autores, documentos e acervos nos espaços da escola, reconhecendo e compreendendo a variedade dos produtos artísticos e as concepções estéticas presentes na história da literatura portuguesa;
Ø     Conhecer, compreender e analisar diferentes textos do Realismo e do Naturalismo Português, com ênfase na segunda fase do escritor Eça de Queirós.

CONTEÚDO:
Ø     O Naturalismo/ Realismo em Portugal – características;
Ø     A obra Realista-Naturalista de Eça de Queirós.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS:
Ø     A cada par de aulas, será feita a explicação dos conceitos, leitura de textos e a suscitação de debates.
Ø     Apresentação de slides, explicando:
v        As características do movimento;
v        Seus principais autores e obras.
Ø     Relacionar, oralmente, esses movimentos com o trabalho de Eça de Queirós.
Ø     Destacar trechos das obras mais importantes.
Ø     Sugestões de leitura: O primo Basílio, A relíquia, O crime do padre Amaro, Madame Bovary.
Ø     Apresentação em Power Point de slides relacionando o movimento literário da época com o movimento artístico.

AVALIAÇÃO:
Ø     Escrever um texto relacionando a corrente literária estudada, com a obra de Eça de Queirós – os livros citados encaixam-se em qual fase? Por que ele era considerado em Naturalista-Realista?
Ø     Se possível, assista ao filme O primo Basílio, de 2007. Compare o enredo do filme com o do romance e debata em grupo:
a) Qual a opinião do grupo acerca da adaptação? Ficou interessante?
b) O que foi alterado profundamente no enredo?
c) A alteração foi interessante?
d) Justifique as opiniões questionamentos levantados pelo grupo.
Ø     Leia o parecer crítico a respeito de O primo Basílio:
            “O livro é um delicioso quadro da classe média de Lisboa, com inesquecíveis tipos caricatos, como o Conselheiro Acácio e Dona Felicidade, e uma história ao mesmo tempo banal e envolvente. Luísa vive um casamento morno com seu prosaico marido, o engenheiro Jorge, e se intoxica de fantasias românticas hauridas em livros [...]”.

MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa através dos textos. São Paulo, Cultrix, 1991.

 §         Leia os livros O primo Basílio, de Eça de Queirós e Madame Bovary, de Gustave Flaubert. Depois, estabeleça relações entre seus enredos.

Ø     A avaliação das argumentações feitas pelos alunos será feita individualmente, portanto é importante que todos tenham a possibilidade de opinar, criticar, analisar e debater sobre os temas propostos. 

4 comentários:

  1. Uma aula que possibilita conhecer essa corrente literária que tem muito a ver com a sociedade contemporânea. Discutir, opinar, criticar são maneiras deliciosas de se entender um texto. Acima de qualquer estudo, a leitura dessas obras é uma agradável tarefa.

    ResponderExcluir
  2. O plano de aula abrange muito bem o estudo da literatura de Eça de Queirós, tanto em seu estilo quanto nos contextos históricos-sociais das escolas literárias (Naturalista/Realista)

    ResponderExcluir
  3. Bom plano de aula, meninas. Essa relação entre tradição e contemporaneidade é fundamental.

    ResponderExcluir
  4. É um bom plano de aula sobre Eça de Queiroz. Grata por publicar.
    Rose

    ResponderExcluir