domingo, 1 de abril de 2012

Proposta: Concepções Sobre a Vida na Sociedade do Século XIX

Boa análise!

2 comentários:

  1. Bem interessante, agora, façam uma discussão sobre o tema, como poderia ser explorado, possíveis análises, etc.
    bj
    Lígia

    ResponderExcluir
  2. Profª Lígia,

    Primeiramente, agradecemos a visita ao nosso blog.

    Analisando historicamente a mulher do século XIX, temos como registro aquela que era educada para o casamento, principalmente com um homem de posse, sem levar em consideração o sentimento.

    Sugerimos para apoio para a discussão deste tema a assistência ao filme "A época da inocência" que retrata muito bem esses valores ideológicos da época. Sugerimos ainda como braço direito para sustentar essa ideia a leitura do livro "Madame Bovary" para apontar semelhanças entre as personagens: a questão da ociosidade, a mulher burguesa e sonhadora e a busca dos seus anseios femininos por meio do adultério.

    Para analisar a mulher do século XXI, sugerimos entrevista com alguma mulher da convivência dos alunos (mãe, irmã, tia, professora, etc.) ou pesquisa da biografia de alguém do espaço midiático (atrizes, apresentadoras, escritoras, jornalistas, etc). Sugerimos também para esta discussão, a assistência a seriados norte americanos que retratam muito bem a questão da mulher do século XXI como "Sex and the city", filmes como "Erin Brockovich", "O diabo veste Prada", etc. Ao escolher qual melhor método de análise, encontrar familiaridades e oposições entre o pensamento da mulher contemporânea e o da mulher do século XIX: fica a critério do aluno fazer a melhor exposição de sua pesquisa, por meio de vídeos, trabalho escrito, seminário, etc. O importante aqui é, estabelecer paralelos entre as mulheres dos dois períodos, tomando como referência a personagem queirosiana e quaisquer outras que possam se encaixar nestes dois perfis.

    Até breve!

    ResponderExcluir